Que mulher nunca se irritou ou até chorou por causa das inimigas número um da pele, as temidas e feias estrias? Para quem não sabe, elas podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres e, pasmem, as magrinhas também podem ter, elas não são privilégios daquelas que estão acima do peso.
Estrias
O Que São Estrias?
Elas podem ser consideradas como um estado patológico da pele, mais precisamente do tecido conjuntivo da derme, e se apresentam como atrofias cutâneas em formato de linhas. Em cada pessoa tem uma espessura e uma cor, sendo que as de cores mais escuras são as mais difíceis de serem eliminadas. As estrias são resultado do processo de engorda e emagrece, o famoso efeito sanfona, e quando a pele não está devidamente hidratada, elas aparecem ainda em maior quantidade.
As estrias podem ser explicadas como um esgarçamento da pele, criando uma área mais fina, semelhantes a cicatrizes e, como tal, elas devem ser tratadas. Essas lesões na pele surgem sempre quando o tecido tem de se esticar além de suas condições, ocorrendo especialmente quando alguém engorda muito em um período curto de tempo, na adolescência, onde o corpo muda totalmente de uma hora para outra e ainda na gravidez, por isso a hidratação é tão importante para que a pele tenha o suporte necessário de estiramento.
Aparência das Estrias
Comumente, no início a cor das estrias é violeta, ou tem um tom avermelhado, pois elas ainda possuem certa irrigação sanguínea. Ocorre que, depois de certo tempo, se não forem tomadas as precauções necessárias, a lesão se estabelece e elas vão se tornando rosadas, por fim são nácar ou esbranquiçadas. Normalmente, as estrias surgem em determinadas partes do corpo, como barriga, seios, quadris, bumbum e braços. E, lamentavelmente, uma vez consolidadas é impossível eliminar as estrias, mas isso não quer dizer que o efeito indesejado delas não possa ser amenizado ou mesmo mascarado através de métodos de beleza eficazes.
Aparência das Estrias
Causas do Aparecimento das Estrias
Como já dissemos anteriormente, as estrias não aparecem somente nas mulheres, pois cerca de 10% dos homens também apresenta, este tipo de lesão na pele, especialmente os obesos. Quem tem tendência a sofrer com o mal das estrias pode perceber seu aparecimento desde cedo, principalmente durante a agitação dos hormônios na adolescência. Há diversas causas que podem ajudar no aparecimento das famigeradas estrias, tais como:
- Predisposição genética: Se você pode observar estrias em sua mãe ou seu pai, cuide-se você pode bem ser a próxima vítima das estrias.
- Fatores hormonais: Os hormônios podem atuar em diversas partes de nosso organismo, e, quando não estão em harmonia, podem causar diversos problemas, entre deles, desencadear as estrias. Por isso, uma visita anual ao médico pode garantir a estabilização das estrias em seu corpo, através de um tratamento adequado.
Tratamentos eficazes para combater as estrias
Existem diversos tratamentos focados em tentar eliminar as estrias, ou ainda amenizar seu efeito na pele, dentre eles temos:
Peeling – É um tratamento feito por um esteticista em uma clínica de estética, cuja duração é em torno de oito semanas, sendo feito a base de alfa hidroxi ácidos, associada a sessões de mesoterapia, com a finalidade de estimular a produção de colágeno da pele e, desta forma, recuperar as fibras de elastina do tecido. Este tipo de tratamento permite que você consiga recuperar aproximadamente 50% das lesões, mas visualmente o resultado é muito bom, mesmo não eliminando todas as estrias. Mas se você não dispõe de muito dinheiro para gastar com o tratamento, a alternativa são as receitas caseiras para combater as estrias, especialmente aquelas que oferecemos no item abaixo.
Receitas caseiras para combater as estrias ou amenizar as estrias já existentes
Receita 1:
- Faça uma mistura de uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de óleo de rosa mosqueta (que pode ser encontrado em farmácias e lojas de cosméticos), uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo e, finalmente, quatro gotas de óleo de sândalo.
- Coloque todos os ingredientes misturados na área com estrias todas as noites, fazendo massagens suaves e circulares durante alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão. Lembrando que este procedimento pode ser feito durante o banho, para que o vapor da água auxilie ainda mais na penetração do produto na pele.
Receita 2:
- Faça uma mistura de meia xícara de óleo de oliva extra virgem, quatro cápsulas de vitamina A, seis cápsulas de vitamina E, e ¼ de xícara de gel de aloe vera. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que tudo esteja bem misturado.
- Conserve a mistura na geladeira e aplique todos os dias nas estrias, especialmente a noite, com suaves massagens.
Receita 3:
- Quando for coar seu café todas as manhãs, saiba que o pó pode ser um excelente remédio para as estrias. Basta pegar o pó ou borra (café coado) do coador e passar levemente nas regiões onde apareceram as estrias, com movimentos circulares e constantes.
- Em seguida, enxágue o lugar com água morna, repetindo o procedimento com regularidade de duas a três vezes durante a semana. Com o passar do tempo você perceberá que os resultados foram bem positivos.
Receita 4: Gomagem para remover células mortas
- Para fazer esta receita você vai precisar de duas colheres de sopa de fubá, duas colheres de sopa de aveia, duas colheres de sopa de germem de trigo e para misturar quatro colheres de sopa de água.
- Misture todos os ingredientes muito bem e massageie em toda a região afetada, especialmente aquelas com maior incidência de estrias e celulite. Depois disso, com uma bucha vegetal umedecida com água morna, faça massagens circulares na região.
Receita 5: Loção para aliviar a pele
- Faça uma mistura de meio litro de soro fisiológico, duas gotas de própolis, cinco gotas de ginseng e ainda suco de cinco cenouras passadas na centrífuga.
- Misture todos os ingredientes acima e passe na região da pele com estrias, contando com a ajuda de um algodão embebido na loção, durante cinco minutos, deixando a região descansar com a mistura. Depois é só lavar normalmente e hidratar a pele com hidratante corporal de boa qualidade.